ABS apenas nas rodas dianteiras, isso é ruim? Podemos dizer que isso é um corte de custo, algo que chega a ser ridículo nas montadoras Brasileiras. O freio ele atua 70% nas rodas dianteiras e 30% nas rodas traseiras, isso porque o peso do veículo fica apenas no Eixo dianteiro em uma frenagem muito forte.
O EBD, que é uma sigla em inglês que quer dizer controle de distribuição da força de frenagem, faz com que em cada roda seja aplicada uma força de frenagem diferente, conforme a distribuição das forças resultantes aplicadas no sistema carro e pista. Imagine você magrinho dirigindo seu carro a 190Km/h com uma pessoa mais gorda no banco do carona pesando uns 100Kg a mais que você, nessa situação em uma frenagem brusca o sistema EBD irá aplicar uma força maior nas rodas do lado do carona que do seu lado para estabilizar o carro. Esta é uma breve explicação, simples e descomplicada.
Hoje em dia segurança é fundamental, e por isso muitos países ja são obrigatórios o uso dos sistemas de segurança em veículos, um dos mais utilizados são os freios abs, que evitam o travamento das rodas, assim fazendo com que o carro pare em menos tempo, veja o vídeo retirado do youtube explicando como funciona, e fazendo testes.
Vídeo da revista Quatro Rodas
Nenhum comentário:
Postar um comentário