quarta-feira, 12 de março de 2014

Aprendendo dirigir iniciantes- Partes básicas e dirigindo

 Este momento é especial para você, e nada melhor que saber a parte básica da direção, sim é importante saber, mesmo que vá aprender na autoescola, é bom ter uma base afim de não errar na hora.

 Vamos primeiramente conhecer os Pedais :





  Acelerador, pedal da DIREITA, pedal que faz com que a velocidade do carro seja maior ou menor em conjunto com a embreagem , o acelerador tem a função de fazer o motor do carro subir as RPM. Deve-se pisar neste pedal com o pé DIREITO.
  Freio, pedal do MEIO, faz com que o carro pare quando ele estiver em movimento, não é bom pisar bruscamente neste pedal para que não dê tranco nos ocupantes, sempre vá pisando de levinho e aumentando a força. Esse pedal quando o carro está em velocidades muito baixas ou for parar deve-se pisar no freio e logo após na embreagem para que o carro não morra (apague) . Deve-se pisar com o pé DIREITO neste pedal.
 Embreagem, pedal da ESQUERDA, este pedal é o que vai fazer o carro sair do movimento, ele passa a força do motor, para as rodas, fazendo o carro andar, outro fator importante é que ele é responsável por passar as marchas, 1,2,3,4,5,6,Ré... Deve se pisar neste pedal com o pé ESQUERDO.

Agora que você conhece os pedais vamos conhecer as Marchas:


Aquela alavanca onde tem número é o câmbio do carro, onde você passa as marchas, neste exemplo,para engatar a 1ª Marcha, você deve puxar o câmbio para sua direção esquerda, e empurra-lo para frente, 2ª puxe a alavanca para trás mas em direção esquerda também,  3ª você coloca no ponto morto (fica no meio , entre a 3ª e 4ª Marcha), e empurra para frente, a 4ª você puxa para trás reto, a 5ª empurre para direita e depois para frente.
 A ré de cada carro tem sua particularidade, o da Toyota, exemplo o Etios, você pode jogar direto, o da Volkswagen você deve empurrar o câmbio para baixo e leva-lo até o R, os da Chevrolet (GM), Fiat, você deve puxar um tipo de "dispositivo" que tem abaixo do câmbio para cima, e colocar no R como na imagem abaixo:
  OBS - Para arrancadas em ladeiras é recomendado a 1ª Marcha que é a mais forte ou Ré, dependendo como você esta saindo.

Painel do veículo

  Nele é mostrado as principais informações sobre o veículo, tal como velocidade, temperatura do motor, quilometragem, luzes de alerta, indicação do nível de combustível, conta giros.

Manômetro (temperatura) - Mostra qual é a temperatura do motor, quando tiver perto do vermelho, verifique o sistema de arrefecimento do motor.
Tacômetro (conta-giros) - Nele é mostrado a rotação que você esta, o carro quando ligado fica em torno de 1000 RPM, não se deve chegar a faixa vermelha do conta-giros, embora hoje em dia os motores tem o corte-de-giro para não danificar o mesmo.
Velocímetro - Mostra a velocidade que você está instantaneamente.
Hodômetro - Mostra qual é a quilometragem total do veículo. 
Indicador de combustível - Nele é mostrado o nível de combustível que ainda tem no tanque do carro, quando chega na parte vermelha é a hora de abastecer, restando mais ou menos 4 litros de combustível, variando de marca para marca.
 O símbolo ((!)) Significa que o freio de mão está puxado, abaixe ele completamente, caso pisque algumas vezes, verifique o nível do óleo de freio.
Ao volante

  Quando entrar no veículo a ordem do que deve ser verificado é : Bancos, Retrovisores , Cinto de Segurança,BRC, essa ordem pode ser mudada dependendo o local da autoescola. Após verificar BRC você deve ver se o câmbio esta em ponto morto, estando você pisa na embreagem e liga o veículo, engate a primeira, pise no freio e quando tiver preparado para sair largue o freio, solte a embreagem de leve até a metade e veja se sente o carro dar uma "trepidação", quando sentir essa trepidação solte o freio, acelere bem devagar (mesmo), e termine de soltar a embreagem, pronto nesse momento você estará em movimento, quando tiver cerca de 2000 RPM, pise até no fundo da embreagem, LARGUE o acelerador ,engate a 2ªmarcha , e largue a embreagem , para segunda marcha o movimento de embreagem pode ser bem mais rápido, pois se você demorar para largar a embreagem de 2ª o carro pode ficar devagar demais e morrer, continuando após engatar a 2ª e ja ter largado a embreagem pode continuar pisando de leve no acelerador...
   Para frear pise sempre primeiro no FREIO (de leve ) depois na embreagem (tudo), e vá parando o carro, caso o carro morra, você pisa embreagem, freio, coloque o carro em ponto morto, desligue a chave do contato e ligue na mesma hora, e repita o processo para sair com o carro.
   

OBS-  Não se afobe, o veículo só vai andar se você soltar a embreagem com o carro engatado, a embreagem é o que deixa o carro em movimento. 

2 comentários:

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