Vamos começar pela direção mais comum, que é a Mecânica, aquela que vem em carros mais antigos, ou mesmo em populares mais "peladinhos", ela tem função de transmitir o movimento do volante para as rodas, por meio do contato entre os parafusos sem-fim e o eixo setor, para compreender melhor nela todo o esforço necessário para o esterçamento das rodas é feito pelo motorista. Todo mundo reclama que para manobrar é um horror! Dura demais!
Vantagem: Baixo custo, não se paga a mais por ela.
Desvantagem: Exige muito esforço para transferência do movimento para as rodas, principalmente em baixa velocidade.
Desvantagem: Muito pequena, antigamente era falta de qualificação no mercado, hoje ja não se aplica.
Desvantagem: Exige muito esforço para transferência do movimento para as rodas, principalmente em baixa velocidade.
Hidráulica
Isso fez com que surgisse a direção hidráulica, sistema mais popular hoje em dia que tem tomado preferência dos Brasileiros nos últimos anos, com boas características a direção hidráulica fica mais leve graças a uma bomba que faz circular o óleo dentro da caixa de direção, fazendo com que cerca de 80% do esforço necessário para esterçar as rodas seja feita pelo óleo hidráulico sob pressão, restando ao motorista apenas 20% do esforço. Essa lubrificação auxilia o motorista na hora das manobras. E que AJUDA!
Desvantagem: Esse sistema acaba "roubando" potência do motor e consequente existe um aumento de consumo de combustível.
A bomba que toca o óleo é impulsionada pela força do motor, fazendo com que o sistema só funcione com o carro ligado. O sistema precisa de manutenção periódica, conforme recomenda o manual do proprietário de cada carro, em média o óleo é trocado a cada 50 mil quilômetros. (poucos sabem disso), O motorista precisa ficar atento a vazamentos e cuidar o nível do reservatório, perceber se a direção ficar pesada, caso note isso quer dizer que o óleo está acima ou abaixo do nível.
Vantagem: O melhor custo beneficio pois conta com baixo valor de manutenção, quando há problemas trocam apenas peças envolvidas, direção fica leve.Desvantagem: Esse sistema acaba "roubando" potência do motor e consequente existe um aumento de consumo de combustível.
Elétrica
Ultimamente a mais "popular" vem caindo em desuso, pois não são tão eficientes e tão leves quanto as Elétricas, neste tipo de direção não existe óleo no sistema , fazendo ela ser considerada "ecológica". Junto à caixa de direção está fixado um motor elétrico que auxilia os braços da direção a ficarem mais leves. Muito mais prático, pois elimina o óleo, mangueiras, correias e polias não ligando diretamente com o motor, e de quebra não rouba potência do motor, podendo ter uma economia de combustível de até 5%, isso por que ela não consume potência direta do motor. A Elétrica progressiva, com o aumento de velocidade se tem o "Endurecimento" do volante, fazendo o carro ficar na "mão" em velocidades altas, sem tirar a grande facilidade de manobrar em velocidades menores.
Vantagem: contrário a direção hidráulica, esse sistema reduz o consumo de combustível, pois além de eliminar vários itens como bomba de óleo, mangueiras, reservatório de óleo... Também apresenta melhor eficiência na utilização do espaço do compartimento utilizado, manutenções não são tão periódicas, melhor consumo.Desvantagem: Muito pequena, antigamente era falta de qualificação no mercado, hoje ja não se aplica.
Moderna a direção Eletrohidráulica traz um sistema elétrico, tem o funcionamento semelhante ao hidráulico. Ou seja, a direção fica mais leve graça ao óleo tocado por uma bomba. A diferença é que essa bomba é acionada por um motor elétrico e não pelo motor do carro, o que também evita a perda de potência do carro. O sistema também precisa de manutenção periódica, acompanhamento do nível de óleo e troca do fluído nos prazos recomendados pela montadora.
Apesar de já estar no mercado há mais de cinco anos, a direção eletrohidráulica é confundida com a elétrica. Mas no sistema elétrico, não há óleo nem correias na caixa de direção, todo o funcionamento é elétrico!
Tanto na elétrica, tanto na eletrohidraulica, pode ocorrer um único problema que é pane no sistema elétrico, caso isso ocorra, a direção ficará pesada, mas não irá travar, o motorista seguirá com o controle do carro, contudo isso não se apavore.
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