quarta-feira, 12 de março de 2014

Aprendendo dirigir câmbio Automático/Automatizado

 Boa Tarde leitores! Hoje trago uma dica muito interessante para vocês que tem , ou que vão adquirir um carro com câmbio automático/automatizado.
    Primeiramente é importante saber que cambio AUTOMÁTICO é uma coisa, e AUTOMATIZADO é outra....



    O Câmbio Automático normalmente vem de carros mais caros, de médio e de grande porte, hoje em dia existem carros compactos que possuem o mesmo (novo prisma,onix, hb20s,hb20...).
  A fim de facilitar totalmente a condução do motorista, o câmbio Automatizado é encontrado em carro de pequeno e médio porte ( palio,gol, meriva...), com nomes conhecidos como Imotion, Dualogic, EasyTronic entre outros....
 Ambos tem dois pedais o ACELERADOR e FREIO , isso mesmo nada de embreagem, como nesta imagem:

   Mas e ai qual é a diferença? A diferença esta no ponto que  o câmbio automático faz a trocas de marcha através de um conversor de torque. Esse é o nome dado a um sistema com óleo no qual gira uma engrenagem do motor e as do câmbio. Esse óleo garante que o acoplamento da engrenagem do motor com a da marcha correspondente seja suave, como numa embreagem de um câmbio manual.
     E o automatizado? O câmbio automatizado é muito mais simples. É na verdade um câmbio manual, com embreagem e tudo, com a diferença que, ao invés do acionamento da embreagem ser feito com o pé, ele é feito eletronicamente ( através de um robô ).

     Utilizando as letrinhas N, D, P, R do câmbio Automático 

  É bem mais simples do que parece, sentamos no banco e vamos dirigir,  então vamos pisar no freio e colocar a alavanca até o N (caso esteja em P) em seguida D , DRIVE , ou para associar melhor , vamos dar o nome de DIRIGIR , após isso tire o freio de mão, o carro anda para frente trocando as marchas automaticamente. Continuamos nossa jornada, e paramos em um shopping mas para isso preciso fazer uma baliza, novamente pisamos no freio  e colocamos o câmbio no R , REVERSE , ou a comum RÉ , o carro vai para traz , Ao final da manobra pisamos novamente no Freio ,colocamos a alavanca em N NEUTRO, puxamos o freio de mão, tiramos o pé do pedal do freio e colocamos em P, PARKING , nossa complexo não? Não, segue o esquema:

Essa é a maneira correta de se parar com o câmbio em Aclives.


  É importantíssimo antes de fazermos qualquer troca, seja do N para o D, ou para o R , pisarmos no Freio, para não danificarmos o câmbio, em aclives utilizar o freio de mão também.

Certo e os números 1,2 e 3? 

   Esta função é simples, você "ordena" que o carro fique nesta marcha; como assim?
   Se você está em uma ladeira e o carro sobe o conta giros e o carro troca da 2ª para 3ª marcha, e a 3ª não "aguenta", não se desenvolve, então o câmbio volta novamente para a 2ª, e depois passa para 3ª.... e assim por diante, é uma situação até de incômodo o câmbio ficar passando e voltando a marcha , por isso você pode colocar no 2 e deixar o carro apenas na 2ª marcha , isso faz com que o mesmo não passe para a 3ª diminuindo os incômodos, também pode ser utilizado para uma ultrapassagem, se o carro estiver em 4ª marcha na rotação baixa umas 2mil RPM , vc muda para a o 3 ( 3ª marcha ) Ai o carro vai desenvolver até o limite, assim você faz uma ultrapassagem e coloca no D "DRIVE" novamente . Algumas marcas a partir de uma rotação o carro troca automaticamente a marchar.

Automatizado 

  Este apresenta as letras parecidas com o automático, mas pode conter o A/M (Automatic/Manual) ou D/M (Drive/Manual): Alterna entre o modo de troca de marchas automático feito pelo computador; ou manual, feito pelo motorista.
  Além dos sinais +/- Para aumentar ou diminuir as marchas.
Exemplo de um Imotion (Volkswagen)

                                                     
 Particularidades 

 Alguns Câmbios podem ter a letra Significa SPORT, é um modo esportivo, as trocas demoram mais, contudo sobe mais o giro do motor, aumentando o desempenho e diminuindo o consumo
  Também seu veículo pode ter a letra L significa que engata a primeira marcha, esta pode ser utilizadas em atoleiros, enchentes e morros ingrimes, também é aconselhado em saídas de garagens.
   OBS- Alguns câmbios possuem algumas particularidades, por serem de montadoras diferentes, mas vale ressaltar que esta é uma regra universal, a maioria dos carros do mundo funcionam seguindo este padrão;

Espero ter ajudado ;

5 comentários:

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