Primeiramente é importante saber que cambio AUTOMÁTICO é uma coisa, e AUTOMATIZADO é outra....
O Câmbio Automático normalmente vem de carros mais caros, de médio e de grande porte, hoje em dia existem carros compactos que possuem o mesmo (novo prisma,onix, hb20s,hb20...).
A fim de facilitar totalmente a condução do motorista, o câmbio Automatizado é encontrado em carro de pequeno e médio porte ( palio,gol, meriva...), com nomes conhecidos como Imotion, Dualogic, EasyTronic entre outros....
Ambos tem dois pedais o ACELERADOR e FREIO , isso mesmo nada de embreagem, como nesta imagem:
Mas e ai qual é a diferença? A diferença esta no ponto que o câmbio automático faz a trocas de marcha através de um conversor de torque. Esse é o nome dado a um sistema com óleo no qual gira uma engrenagem do motor e as do câmbio. Esse óleo garante que o acoplamento da engrenagem do motor com a da marcha correspondente seja suave, como numa embreagem de um câmbio manual.
E o automatizado? O câmbio automatizado é muito mais simples. É na verdade um câmbio manual, com embreagem e tudo, com a diferença que, ao invés do acionamento da embreagem ser feito com o pé, ele é feito eletronicamente ( através de um robô ).
Utilizando as letrinhas N, D, P, R do câmbio Automático
É bem mais simples do que parece, sentamos no banco e vamos dirigir, então vamos pisar no freio e colocar a alavanca até o N (caso esteja em P) em seguida D , DRIVE , ou para associar melhor , vamos dar o nome de DIRIGIR , após isso tire o freio de mão, o carro anda para frente trocando as marchas automaticamente. Continuamos nossa jornada, e paramos em um shopping mas para isso preciso fazer uma baliza, novamente pisamos no freio e colocamos o câmbio no R , REVERSE , ou a comum RÉ , o carro vai para traz , Ao final da manobra pisamos novamente no Freio ,colocamos a alavanca em N NEUTRO, puxamos o freio de mão, tiramos o pé do pedal do freio e colocamos em P, PARKING , nossa complexo não? Não, segue o esquema:
Essa é a maneira correta de se parar com o câmbio em Aclives.
É importantíssimo antes de fazermos qualquer troca, seja do N para o D, ou para o R , pisarmos no Freio, para não danificarmos o câmbio, em aclives utilizar o freio de mão também.
Certo e os números 1,2 e 3?
Automatizado
Este apresenta as letras parecidas com o automático, mas pode conter o A/M (Automatic/Manual) ou D/M (Drive/Manual): Alterna entre o modo de troca de marchas automático feito pelo computador; ou manual, feito pelo motorista.
Além dos sinais +/- Para aumentar ou diminuir as marchas.
Certo e os números 1,2 e 3?
Esta função é simples, você "ordena" que o carro fique nesta marcha; como assim?
Se você está em uma ladeira e o carro sobe o conta giros e o carro troca da 2ª para 3ª marcha, e a 3ª não "aguenta", não se desenvolve, então o câmbio volta novamente para a 2ª, e depois passa para 3ª.... e assim por diante, é uma situação até de incômodo o câmbio ficar passando e voltando a marcha , por isso você pode colocar no 2 e deixar o carro apenas na 2ª marcha , isso faz com que o mesmo não passe para a 3ª diminuindo os incômodos, também pode ser utilizado para uma ultrapassagem, se o carro estiver em 4ª marcha na rotação baixa umas 2mil RPM , vc muda para a o 3 ( 3ª marcha ) Ai o carro vai desenvolver até o limite, assim você faz uma ultrapassagem e coloca no D "DRIVE" novamente . Algumas marcas a partir de uma rotação o carro troca automaticamente a marchar.
Automatizado
Além dos sinais +/- Para aumentar ou diminuir as marchas.
Exemplo de um Imotion (Volkswagen)
Particularidades
Também seu veículo pode ter a letra L significa que engata a primeira marcha, esta pode ser utilizadas em atoleiros, enchentes e morros ingrimes, também é aconselhado em saídas de garagens.
OBS- Alguns câmbios possuem algumas particularidades, por serem de montadoras diferentes, mas vale ressaltar que esta é uma regra universal, a maioria dos carros do mundo funcionam seguindo este padrão;
Espero ter ajudado ;
Espero ter ajudado ;
Gostei demais muito 100% ajudou demais. Tudo de bom amigo!
ResponderExcluirEstou precisando trocar de veículo, gostei muito das informações sobre carros multimarcas.
ResponderExcluirLindo demais esses carros multimarcas. Meus parabéns!!!
ResponderExcluirA loja de carros multimarcas sp fica na Zona Sul?
ResponderExcluirNossa, adorei esse artigo para carros seminovos com cambio automatico, muito bom, me ajudou demais mesmo!
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