Sabe aquela vez em que estava sentado na calçada e passou aquele carro que te fez hipnotizar? Mal sabia o nome, também não conhecia a marca, mas isso fez com o que se apaixonasse cada vez mais? lembrança boa aquela em escutar o V6 daquele diplomada, são os " seis canecos" mais empolgantes que se podia ouvir.
segunda-feira, 21 de setembro de 2015
domingo, 22 de fevereiro de 2015
Embreagem, carro morrer nunca mais!
Importante: Este artigo, não traz conhecimento técnico, ele aborda o tema de forma suave, para que seja de fácil compreensão.
Quem nunca teve aquele friozinho na barriga quando o carro apagou? Ou pior, ia sair com o carro e ele insistia em desligar? Muitos nesse momento, querem enterrar a cabeça no chão, igual avestruz.. Pois bem, fique tranquilo, isso tudo acontece, pois ninguém explicou a importância da embreagem, e como ela funciona! Diga adeus aos constrangimentos e adeus para as mortes do carro.
De forma clara e objetiva, a embreagem é responsável por passar a força do motor para as rodas!
Isso tudo porque o motor gira o tempo todo, enquanto as rodas não. Para um carro parar sem deixar o motor morrer, as rodas precisam estar desconectadas do motor de alguma forma, e esse é o papel da embreagem.
Entendendo:
Quando você pisa no pedal de embreagem, você esta desconectando o motor das rodas, então, esse é o momento em que vai engatar a marcha, depois de engatar a marcha para arrancar com o veículo ( a 1ª marcha), você deve soltar a embreagem devagar, mas porque? Se você soltar a embreagem rapidamente, vai fazer com que o motor ( que esta girando), se conecte muito rápido com as rodas ( que estão paradas), resultado? Carro desliga.
O certo a se fazer é, soltar a embreagem devagar, fazendo a força do motor se conecte devagar com as rodas, você vai soltar a embreagem até encontrar o ponto de embreagem, chamado (meia embreagem), para encontrar esse ponto, você vai soltando o pedal da embreagem, até ouvir a rotação do veículo oscilar, ou sentir uma mudança leve no barulho do motor. Importante: Alguns instrutores ensinam a técnica da "tremidinha", essa técnica é arriscada, pois quando o veículo está tremendo, é o momento mais crítico para o carro morrer, então se tremer, quer dizer que já chegou na meia embreagem, e se soltar mais o carro irá apagar.
O ponto da embreagem, em terrenos planos, faz com que o carro ande sozinho, sem precisar do acelerador, isso mesmo, o carro anda só com a meia embreagem.
Depois de encontrar esse ponto, você tem que tirar o freio (freio de estacionamento ou do pé), pisar levemente no acelerador, de leve mesmo, e terminar de tirar o pé da embreagem.
Porque embreagem para frear também?
O conceito é o mesmo, se o carro está em movimento, e as rodas "querem" parar, então se pisa na embreagem para desconectar as rodas do motor, assim pode-se parar as rodas, e manter o motor girando.
Assinar:
Postagens (Atom)